Loteamento e condomínio fechado: você sabe qual é a diferença? – Blog da ECAP: abordagens exclusivas de morar com qualidade e bem-estar.

Acreditamos que você conheça um pouco sobre condomínio fechado, não é mesmo? Mas talvez não saiba todas as vantagens que morar em um pode trazer. Em certos momentos de nossas vidas nos deparamos com a necessidade de ter mais conforto e qualidade de vida. E, nessa busca por melhoria, o condomínio fechado pode ser uma ótima opção.

Quando se fala no assunto, surgem várias dúvidas entre os condomínios fechados e os loteamentos, visto que as pessoas confundem muito os dois conceitos de moradia. Porém, há muitas diferenças, e elas serão abordadas ao longo deste post.

Você que está considerando mudar e tem como opção o condomínio fechado, continue lendo este texto para ficar bem informado sobre o assunto. Vamos lá?

Quais são as diferenças entre condomínio fechado e loteamento?

Primeiramente, existem leis que regulamentam os conceitos e as regras de ambos os empreendimentos, além de demonstrarem as diferenças entre eles — a lei 4591/64 para condomínios, e a lei 6676/79 para os loteamentos. Porém, é a lei 6766 que aponta as principais divergências entre as modalidades.

Nos condomínios fechados, assim como em loteamentos, há também uma subdivisão de terras, que é destinada para a construção de edificações residenciais e cada morador adquire a sua, porém, em condomínios, além dos lotes, a pessoa também se torna proprietária das áreas de uso comum, das vias de circulação etc.

Ou seja, o proprietário não adquire apenas o seu lote — ele também tem direito a muitos benefícios, que variam de acordo com o tipo de condomínio. Por exemplo: praças, quadras, jardins, playgrounds, salões de festas, academias ao ar livre, piscinas, bosques, pomar, horta comunitária, entre outros. Você tem em um só lugar: moradia e lazer!

Vamos ver agora mais alguns aspectos em que os dois modelos de moradia se diferenciam!

Acessos

No condomínio fechado, o acesso é sempre restrito apenas aos proprietários, sendo comum haver uma guarita com segurança na portaria, para registrar a circulação das pessoas. Sendo assim, qualquer visita de pessoas de fora deve ser comunicada para que a entrada seja permitida, prezando sempre por dois outros aspectos dos condomínios fechados: a segurança e a privacidade.

Segurança

Esse é um dos fatores mais importantes e vantajosos de se viver em um condomínio fechado. Hoje em dia, a segurança é uma preocupação de grande parte da população, pois, com o aumento da violência, as pessoas buscam viver com o máximo de proteção possível. Sendo assim, a segurança é mais um benefícios dos condomínios fechados.

Poder contar com isso em um condomínio fechado é altamente satisfatório, já que é um local monitorado, onde o morador vive sem se preocupar com quem está andando pelas redondezas e todas as pessoas são conhecidas.

A estrutura de segurança do local conta com a presença de muros altos, que geralmente têm cercas elétricas e câmeras de segurança monitoradas por pessoas especializadas, também responsáveis pelo controle do acesso ao empreendimento.

Privacidade

Esse é um aspecto bastante vantajoso de se viver em um condomínio fechado. Por ter um acesso restrito, o local se torna um ambiente seleto, onde a circulação de pessoas e de carros nas vias é apenas das pessoas de dentro do condomínio, ou seja, não há transito intenso no local e nem a presença de comerciantes ou ambulantes batendo à sua porta.

Administração

Os condomínios demandam alguém à frente da administração de tudo, gestão essa que é realizada por um síndico. Essas pessoas cuidam de toda a burocracia e do recolhimento de uma taxa destinada para manutenção e melhorias dos espaços, pagamento dos funcionários do condomínio e demais despesas.

Outro ponto a ser destacado — pois, dentro de um condomínio, há diversos espaços a serem utilizados — é que tudo precisa estar organizado e ser bem administrado, sendo essencial a presença do síndico.

Áreas de uso comum

A maior diferença entre loteamento e condomínio fechado está nos espaços utilizados, uma vez que é vasto o leque de opções que um condomínio pode oferecer! A qualidade de vida é um dos principais pontos investidos nos condomínios fechados, prezando por mobilidade, conforto e lazer de todos moradores.

O proprietário tem direito de usar todos os espaços de uso comum disponíveis, bem como zelar por eles. Você pode até trazer pessoas próximas e que não moram no condomínio para desfrutar dos locais, desde que seja feito um aviso prévio à administração.

Convivência

Este tipo de moradia permite aos moradores um tipo de convivência mais próxima, uma comunidade de fácil interação, onde todos se conhecem e vivem sempre prezando a harmonia.

Imagine-se morando em um lugar assim, onde seu filho pode circular com segurança, e brincar com outras crianças conhecidas, sem aquela preocupação que os riscos que o mundo externo podem oferecer. Toda sua família também poderá usufruir dos espaços comuns com outras famílias, criando uma interação muito saudável entre a comunidade.

Regras

Como em todo local onde há convívio de pessoas e utilização de espaços, é necessário seguir regras. Nos condomínios, isso não é diferente. Há diversas regras internas a serem respeitadas, como o acesso das pessoas de fora sem um aviso prévio, regras para construções, reformas, reserva do uso de alguns espaços, limpeza das vias, entre outras. Nada que já não seja previsto para uma boa convivência.

Manutenção

A manutenção desses locais é algo que também tem uma grande diferença. Nos condomínios, como já foi exposto anteriormente, a taxa recolhida pelo síndico é regulamentada por lei. Essa taxa visa ao cuidado do local e também à promoção de melhorias. Melhorias essas que vão apenas beneficiar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas que moram ali.

Localização

Condomínios fechados estão localizados em área mais afastadas dos grandes centros urbanos. Para que os moradores tenham total conforto e tranquilidade, longe do caos tão comum das grandes cidades. Ou seja, você vai se permitir viver em um ambiente mais silencioso, que te proporcioná um suave descanso em seu dia a dia.

E aí, já está convencido de que morar em um condomínio fechado é o melhor para a sua família? Depois de todos estes esclarecimentos, ficou bem claro que a escolha certa a se fazer se você busca conforto, segurança, praticidade, comodidade e qualidade de vida é em um condomínio fechado, não é mesmo?

Os condomínios trazem mais intimidade, restrição e segurança para os moradores, além de muitas outras vantagens. A ECAP Engenharia auxilia em todos esses processos para a compra da sua casa, planejando com você desde a aquisição do seu lote no condomínio até a finalização da sua construção.

Agora que você já sabe como funciona um condomínio fechado, está interessado em ter seu imóvel? Entre em contato com a nossa empresa pelo site e veja as opções que temos a oferecer!

Escreva um comentário