4 dicas inspiradoras para ter a cozinha dos sonhos

O alto padrão e o bem-estar que você quer em casa começa pela cozinha. Afinal, ela é o coração do seu lar. O design, a organização, a funcionalidade, a iluminação, as cores – tudo conta muito quando se pensa em reformar ou dar início ao projeto de construção de uma casa.

Por essas razões, separamos quatro dicas valiosas para quem deseja ter uma cozinha moderna, prática e bem planejada. Aproveite, inspire-se e delicie-se com tantas ideias e possibilidades para sua decoração.

1. Móveis, eletrodomésticos e cozinhas práticas

Cozinhas modernas contam cada vez mais com eletrodomésticos multifuncionais e móveis que facilitam seu dia-a-dia e de sua família, com o máximo de espaço disponível para armazenamento de louças, talheres e outros utensílios culinários.

Definir quais eletrodomésticos irão compor uma cozinha planejada é necessário e tem um duplo benefício: além de suas múltiplas funções facilitarem a vida das donas de casa, a escolha antecipada ajuda a evitar problemas futuros com as medidas da cozinha. Escolha itens que sejam práticos e, acima de tudo, realcem a sofisticação e a modernidade de sua cozinha.

2. Cores de todos tipos e cozinhas sofisticadas

As cores tornam uma cozinha mais viva, mais elegante e mais sofisticada. E atualmente o que não falta é opção para determinar o figurino que você almeja. Para cada gosto, existe uma proposta adequada e atrativa.

Cores quentes, por exemplo, são uma tendência nas cozinhas modernas. Já uma cozinha com muito branco pode deixar o ambiente com mais luminosidade e leveza. Até mesmo o preto e branco, usados de forma equilibrada, tornam uma cozinha mais refinada e com efeitos incríveis. Cabe a você escolher que tom deve predominar: a ousadia ou a sobriedade. Inclusive, se você precisar de uma segunda opinião não só para sua cozinha, recomendamos a leitura do artigo Cores para casa: veja como escolher as ideais!

3. Iluminação decorativa e cozinhas modernas

Uma boa maneira de deixar a cozinha com ares mais modernos é investir na iluminação decorativa. É verdade que luminárias têm maior presença em salas de estar ou jantar, mas elas também podem ser aplicadas com equilíbrio e elegância na cozinha. Os formatos de luminárias para este tipo de ambiente são diversos. É importante considerar antes de tudo as instalações elétricas e o forro de gesso, bem como o tamanho do arranjo ou suporte necessário. Lembre-se: qualidade de vida e segurança devem estar em harmonia.

Um exemplo bem utilizado nas cozinhas e áreas de serviço são as luminárias de teto. Elas tornam a decoração muito mais bonita. São versáteis e ideais para iluminar ambientes que necessitam de uma iluminação mais ampla. Sua grande vantagem é a variedade, podendo ser encontradas em diversos formatos e feitas de vários materiais diferentes.

4. Olho nos arquitetos e suas cozinhas inspiradoras

Agora, uma dica relevante depois de você se inspirar com luminárias, cores e uma ambientação harmônica. Olhar o trabalho de arquitetos também pode contribuir para ter referências de muito bom gosto e ser determinante para uma decoração aconchegante e prática.

Se você ainda tem dúvidas sobre a cozinha que deseja planejar, então, nada melhor do que ver ideias de profissionais da área. 3 deles, aliás, desenvolveram projetos específicos e exclusivos para o Le Jardin, a convite da própria Ecap Engenharia.

Denise Zuba, André Alf e Carolina Nathair estão entre os melhores arquitetos de Brasília e podem inspirar você com inovações, detalhes, nuances e propostas. Confira seus projetos aqui no blog e outros trabalhos em seus respectivos sites. Inspiração para ter sua cozinha com estilo não vai faltar.

Escreva um comentário