4 inovações para casa que você precisa conhecer

O século XXI é marcado pela evolução tecnológica cada vez mais rápida e que atinge os mais diversos campos. O uso de novas ferramentas, aparelhos e sistemas têm mudado o conceito e a utilização de objetos e estruturas. Os celulares pararam de só fazer chamadas. Os relógios têm outras funções, além de marcar as horas. Os computadores deixaram de ser só uma ferramenta de trabalho. Até mesmo os calçados, hoje em dia, são mais do que uma proteção para os nossos pés. 

Essas mudanças resultaram também em inovações para casa. O lar não perdeu sua essência, de ser um local confortável, refúgio para um dia cansado e onde descansamos e passamos momentos com nossas famílias. Contudo, as novas tecnologias têm potencializado essa busca e servem para facilitar a vida do morador. 

Neste artigo vamos apresentar 4 inovações para casa, que começaram a ser pensadas com a evolução da tecnologia e são capazes de mudar a forma como nos relacionamos com o local em que vivemos. Boa leitura!

1. Inovações para casa: a casa inteligente

Sabe aquele filme futurista em que uma pessoa, dentro de um carro, parado no trânsito, aciona o ar-condicionado ou liga a lareira, para que o ambiente esteja com a temperatura ideal quando ela chegar em casa? 

Pode parecer um cenário distante, digno de episódio do desenho “Jetson”, mas não. Essa já é uma realidade graças à Internet das Coisas. Essa tecnologia prevê a hiper conexão entre pessoas e objetos para resolver uma série de problemas cotidianos. Hoje em dia já é possível encontrar uma série de soluções como essas nas casas inteligentes: 

  • Fechaduras que dispensam o uso das chaves e podem ser trancadas ou destrancadas por meio de um aplicativo no smartphone;
  • Lâmpadas inteligentes, comandadas pelo smartphone e que tem a luz ajustada conforme a incidência de luz natural ou a própria necessidade do morador;
  • Espelhos que não se limitam a mostrar o reflexo das imagens, mas tem superfície touch e são também utilizados como SmartTVs;
  • Persianas que controlam a incidência de luz natural conforme a programação realizada pelo morador por meio de um smartphone

2. Sem preocupação com a lista de compras

Ainda na questão da casa inteligente, uma série de inovações tecnológicas caminha na direção de facilitar a vida do morador que leva uma vida corrida e não tem muito tempo para fazer tarefas básicas, como ir ao supermercado. 

Nesse sentido, algumas ferramentas podem ser bastante úteis e já podem ser encontradas em lojas mais sofisticadas. Uma delas é a geladeiras inteligente, que consegue “elaborar uma lista de compras” com os itens que estão faltando e conectar essa relação com um supermercado. Dessa forma, o morador já chega em casa com os produtos certos que precisa para repor os itens que já foram consumidos. 

Outro aparelho que já foi desenvolvido é a lixeira inteligente, que mapeia os códigos de barra de embalagens descartadas e, assim como a geladeira, é capaz de se conectar com o e-commerce de uma rede de supermercados para realizar as compras. 

3. Sustentabilidade: as inovações que respeitam o meio ambiente

Uma outra tendência na área de inovações residenciais está ligada à questão da sustentabilidade. Esse é um valor que está sendo utilizado cada vez mais nas novas construções, seja com as inovações relacionadas à energia solar, ao reaproveitamento de água da chuva e à construção de telhados verdes. 

Energia solar

Para que uma casa possa produzir energia solar fotovoltaica, ela só precisa ter uma área de 18m² em que não haja sombras constantes, além de ser atendido por uma concessionária de energia. Essa fonte limpa de energia, embora ainda tenha um custo de investimento um pouco alto, é sinônimo de economia na conta de luz.

Reaproveitamento de água da chuva

Irrigação de jardins, limpeza de áreas externas ou mesmo da descarga. Todos os dias, centenas de litros de água são consumidos em atividades domésticas corriqueiras. Entretanto, uma inovação sustentável e cada vez mais utilizada é a de captação e reaproveitamento da água da chuva. Um tanque é instalado debaixo do solo e ligado por tubos até as calhas do telhado.

Dessa forma, a água que seria simplesmente desperdiçada, passa a ter uma utilidade importante, o que significa, também, economia de água e de recursos.  

Telhado verde

Os telhados verdes são coberturas vegetais instaladas nos terraços de prédios ou casas. Embora seu uso remonte aos históricos jardins suspensos da Babilônia, tem se tornado mais relevante nas construções modernas no século XXI e, além de deixar o imóvel mais bonito e agradável, tem diversas vantagens sustentáveis.

Dentre elas podemos destacar a melhoria da qualidade do ar nas cidades, do isolamento térmico dentro da residência, maior retenção de água de chuva, aumento da biodiversidade, dentre outros. 

4. Chuveiro inteligente que economiza água

Ainda no aspecto da sustentabilidade, a tecnologia pode gerar soluções fantásticas capazes de não só resolver um problema, como ajudar o meio ambiente. O chuveiro inteligente é uma dessas tecnologias que nós queremos que chegue logo às nossas casas. 

Debaixo de um chuveiro, dificilmente temos a noção de quanta água já consumimos ou quanto aquele banho vai representar na conta de luz. No entanto, um chuveiro inteligente promete mudar de cor à medida em que a pessoa gasta mais água. Do verde para o azul, roxo e então, o vermelho. As lâmpadas de LED instaladas no chuveiro são capazes de te alertar para acelerar o banho e interromper a cantoria. 

E, no final, ainda é possível “perguntar” ao aparelho quanta água foi consumida e quanto foi economizado durante o banho. 

Como vimos neste post, a tecnologia pode ter aplicações cotidianas incríveis nas nossas casas e facilitar um eventual trabalho que possamos ter em uma determinada atividade. Isso é ainda mais inovador e relevante quando garante maior respeito ao meio ambiente e resulta na economia de dinheiro e de recursos naturais. 

Agora que você conhece um pouco mais das inovações para casa e como elas impactarão no dia a dia da sua residência, que tal deixar um comentário no post para falar qual inovação você gostaria de ver agora mesmo na sua casa? 

2 Comentários

  1. Pingback: Aprenda avaliar uma construtora de imóveis antes de fechar o negócio

  2. Pingback: 5 dúvidas respondidas sobre energia solar residencial

Escreva um comentário