5 dicas para ter um imóvel sustentável. – Blog da ECAP: abordagens exclusivas de morar com qualidade e bem-estar.
Vita Sustentare

5 dicas para ter um imóvel sustentável.

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Mais do que uma tendência, a sustentabilidade veio para ficar, especialmente no mercado imobiliário. É cada vez mais comum nos depararmos com moradores conscientes e engajados em fazer a sua parte, dentro de suas casas, para cuidar da preservação dos recursos naturais do planeta.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas práticas para deixar seu imóvel em dia com a mãe natureza. Confira!

1) Lâmpadas de LED

Foto: Pexels

A utilização de lâmpadas de LED é muito vantajoso por conta do seu baixo custo financeiro. Ela chega a economizar até 80% de energia. Além do custo-benefício, apresentam maior duração, chegando até 25 vezes mais que as incandescente e não emitem radiação ultravioleta, responsável por causar aquele cansaço visual. Para completar, não emitem poluente ao meio ambiente e podem ser recicladas. E aí, partiu trocar suas lâmpadas comuns por LED?

2) Reaproveitamento de embalagens

São inúmeras as embalagens de produtos de plástico ou de papel descartadas diariamente. Ao reaproveitar as embalagens, você, além de reciclar o lixo, contribui para deixar o seu lar mais sustentável. Embalagens de papinha de bebê ou de geleia, por exemplo, podem virar ótimos potinhos para guardar seus temperos. As garrafas de vidro de cerveja ou vinho, podem se tornar vasos de flores. Não faltam possibilidades para você dar uma nova vida a essas embalagens. Basta soltar a criatividade e colocar a mão na massa.

3) Mini horta

Foto: Pixabay

Como já falamos acima, reutilizar várias embalagens podem lhe ajudar a transformar algum cantinho do seu imóvel em algo incrível. Até mesmo em uma mini horta. Além de se encaixarem praticamente em qualquer espaço de sua casa, as mini hortas são uma boa forma de você ter diversos temperos frescos, sem precisar sair de casa! Portanto, além de ajudar a sua saúde por não serem livres de agrotóxicos, traz também a vantagem financeira, já que vai fazer você economizar um valor considerável.

4) Plantas

Já falamos em hora e sustentabilidade, que tem tudo a ver com as plantas. Além de nos reconectar à natureza, a utilização de plantas em seu ambiente contribui consideravelmente para redução de umidade e excesso de calor, melhora a qualidade do ar, melhor a acústica dos ambientes e contribui para a sensação de bem-estar no espaço interno. Mas, antes de encher a sua casa de vasos de plantas, pesquise e saber quais espécies suportam ambientes fechados ou com pouca luz natural.

5) Energia solar

Foto: Pixabay

Nada melhor do que começar o dia abrindo as janelas e sentir o calor e a luz do sol para nos energizar, não é mesmo? Além de fazer bem para sua saúde, deixar seu imóvel bem iluminado durante o dia com a luz do sol é uma ótima forma de economizar energia e, por consequência, deixar a sua casa mais sustentável.

Viu como é fácil colaborar com o planeta e ainda ter qualidade de vida? Faz alguma delas ou quer fazer na sua futura casa nova? Seja o que for, conte com a ECAP Engenharia nas redes sociais ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3246-2721.

Escreva um comentário