Como escolher o corrimão ideal para o seu imóvel? – Blog da ECAP: abordagens exclusivas de morar com qualidade e bem-estar.
Adoro Casa

Como escolher o corrimão ideal para o seu imóvel?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Segurança ou design? O que levar em conta na hora de escolher elementos para compor a estrutura da sua casa? Diríamos que o ideal dos mundos é achar um equilíbrio entre os dois, especialmente no caso do corrimão.

Mais do que a beleza, ele é um item essencial para segurança em qualquer edificação, ainda mais em locais onde há muita circulação de pessoas, principalmente crianças e idosos.

Por isso, antes de definir o modelo perfeito para sua necessidade, é preciso levar em conta algumas características essenciais. A seguir, apresentamos as principais para ajudar você nessa escolha:

Tipos de corrimão

Existem inúmeros modelos de corrimão no mercado, que podem ser escolhidos de acordo com a decoração interna do seu imóvel. Para ambientes externos também há diversas opções. A dica, neste caso, é apostar em materiais que possuam maior durabilidade por ficarem expostos à ação do tempo com frequência. Madeira, aço inox, alumínio e vidro estão entre os modelos mais comuns.  A opção mais adequada, certamente, será aquela que orna com a sua decoração, ou seja, que combina e traz mais harmonia a ela.

Segurança

Ao instalar um corrimão adequadamente, é preciso seguir  algumas normas, como a NBR 9050 e NBR 9077, que informam sobre as características de segurança na instalação de um corrimão considerando uma locomoção frequente por escadas. A primeira regulamentação define que a altura de um corrimão deve estar entre 80 e 92 centímetros de altura, em relação à superfície. Para crianças, a altura ideal de um corrimão é de 70 centímetros. Aqui é possível adquirir um modelo duplo para a sua residência, tornando a escada ainda mais segura. Há também definições sobre a distância do corrimão em relação à parede. No caso de ambientes internos, um vão de no mínimo 4 centímetros, enquanto nos externos, o ideal que esse espaço seja de 10 centímetros.

Limpeza e higienização

Foto: Freepik

Isso vai depender do tipo de material escolhido para o seu corrimão. Você precisa tomar alguns cuidados na sua conservação do item para que a durabilidade seja estendida. Se o seu corrimão é de alumínio, por exemplo, a limpeza pode ser feita com pano úmido para remover a sujeira e outro seco para finalizar o processo. Para vidro e aço inox, vale o mesmo procedimento. Como não se trata de materiais específicos, a manutenção e conversação não exigem procedimentos complexos. Além de contribuir para higiene e embelezar o ambiente, a limpeza periódica do corrimão contribui para um deslocamento mais seguro na área.

E aí, já sabe qual corrimão escolher para o seu próximo imóvel? Quer saber mais? Seja como for, conte com a ECAP Engenharia nas redes sociais ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3246-2721.

Escreva um comentário