Concreto mais flexível e durável? Saiba tudo aqui.

Uma novidade da Ásia promete revolucionar o setor de construção em breve. Não, não se trata de alguma descoberta da China ou uma nova tecnologia do Japão. A inovação dessa vez veio de Cingapura, considerada o quarto país mais rico do mundo e um dos maiores centros financeiros do planeta atualmente.

Engenheiros da Nanyang Technological University (NUT) desenvolveram em laboratório o Conflexpave, um concreto flexível que é duas vezes mais forte e durável que o concreto convencional.

A tecnologia, em função de sua maior durabilidade, pode contribuir para a redução de gastos com manutenção. Os resultados desse projeto, em larga escala, devem ser revelados ao público até o fim deste ano.

Conflexpave: sem moleza para o asfalto

O material, indubitavelmente, deve ser o maior rival do asfalto nos próximos anos. Isso porque ele seria pré-fabricado em formato de placas, o que permitiria que sua instalação fosse mais simples. Sua inovação poderá ser utilizada em diversas frentes, sobretudo na construção de rodovias.

Engenheiros da NUT Singapore também afirmam que o novo tipo de concreto pode reduzir bastante a espessura e o peso das lajes de pavimento pré-moldadas, permitindo um encaixe rápido. Para obter esse efeito, eles fizeram uso de materiais tradicionais como cascalho, cimento, areia e água, combinados a polímeros, em laboratório.

Nova era do pavimento em concreto

Esses mesmos pesquisadores acreditam que, a partir dessas características do Conflexpave, será inaugurada uma nova era. A vantagem de ser mais durável e de ser instalado por placas, no sistema plug-and-play, colocaria o novo tipo de concreto à frente do tradicional.

Aliás, a intenção deles é testar o material em áreas públicas nos próximos três anos e já expor o concreto ao tráfego das estradas. É esperar para ver.

E o mercado imobiliário?

Um dos maiores entraves para o aumento da produtividade no setor imobiliário, na visão de especialistas, é a falta de inovações ou o atraso na adoção de novas tecnologias no Brasil.

Caso se confirmem todas as expectativas que pairam sobre o Conflexpave e não havendo uma demora quanto à sua aplicação aqui no país, o setor imobiliário poderá ser um dos beneficiados. O outro, certamente, será o consumidor que passará a contar com todos benefícios desta tecnologia construtiva.

Gostou de saber mais sobre essa novidade? Se valeu a pena dedicar alguns minutos lendo este artigo e se você deseja ter acesso a mais informação, não perca tempo. Leia sobre as tendências do mercado imobiliário de Brasília para 2019. Aproveite nossa sugestão e boa leitura!

Escreva um comentário