Conheça os erros mais comuns no financiamento imobiliário – Blog da ECAP: abordagens exclusivas de morar com qualidade e bem-estar.

Se está pensando ou já cogita financiar um imóvel, este post veio na hora certa pra você. Mas, antes de realizar o sonho de ter a sua casa própria, é preciso atenção a alguns detalhes para que não se transforme em pesadelo. Cometer erros no processo de financiamento imobiliário é mais comum do que se possa imaginar e, em situações mais graves, pode comprometer sua vida financeira por muito tempo.

Para que não enfrente problemas com isso, separamos algumas dicas de erros que você deve evitar. Confira!

Falha no planejamento

Antes de financiar um imóvel, é preciso fazer um planejamento adequado. Coloque na ponta do lápis receitas e despesas para que você tenha certeza de que poderá assumir as parcelas do financiamento. Dedique um mês para registrar todas as suas despesas, sem deixar nenhuma de fora, por menor que seja. Depois de avaliar com calma a sua situação e ainda assim estiver no sufoco, avalie uma redução nas despesas ou encontre um imóvel mais adequado às suas condições financeiras.

Ignorar as despesas envolvidas

Fazer um financiamento imobiliário é assumir um compromisso a cada prestação. Muitas pessoas ignoram este fato e correm o sério risco de comprometer o orçamento por desconsiderar outros gastos, como despesas cartoriais (certidões e pagamento do ITBI), taxa de vistoria, mudança, possíveis reparos, seguro residencial, etc. Uma situação que, se não observada com cuidado, pode forçar um pedido de empréstimo, também em parcelas, podendo ser um peso grande no orçamento familiar e, consequentemente, levando à inadimplência.

Atraso na entrega da documentação

O financiamento imobiliário é cercado de muitos procedimentos burocráticos, incluindo a apresentação de vários documentos das partes envolvidas no negócio e também do imóvel. O atraso na entrega de tais documentos pode provocar problemas, como, por exemplo, a demora na liberação por conta do financiamento, levando o vendedor a desistir do negócio.  Vale lembrar também que algumas certidões possuem prazo de validade e, em caso de atraso, pode fazer com que expirem, sendo necessário reemiti-las, pagando novamente por isso.

Não pesquisar atentamente a empresa

A reputação da construtora é um dos itens que mais inspiram cuidados, principalmente se você vai financiar um imóvel na planta ou em construção. Faça consulta ao PROCON, pelo CNPJ da empresa, verifique rigorosamente os dados da incorporação e certifique-se de que não possui débitos com a prefeitura ou pendências na Justiça ou junto ao INSS.

Negligenciar a vistoria do imóvel

Por incrível que pareça, muitas pessoas não realizam a avaliação adequada de um imóvel antes de financiá-lo. Por se tratar de um compromisso de longo prazo, o financiamento deve ser bem avaliado em todos os aspectos. Visite o local quantas vezes forem necessárias, e em diferentes horários, para verificar detalhes como a iluminação e a temperatura do ambiente, além da própria conservação do imóvel.

E aí, preparado para financiar o seu imóvel? Que tal considerar as nossas opções? Acesse o nosso site e conheça o seu futuro lar. Para mais informações, fale com a ECAP Engenharia nas redes sociais ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3246-2721.

Escreva um comentário