Cores para casa: veja aqui como escolher as ideais!

Escolher as cores para casa nem sempre é uma tarefa fácil. Existe uma infinidade de tons e possibilidades, e é bastante comum ficar em dúvida. Mas o fato é que as cores ajudam a criar a atmosfera da casa, complementam a decoração e podem deixar seu lar muito mais agradável e aconchegante.

Então, na hora de fazer essa escolha, é importante levar alguns pontos em consideração. Separamos várias dicas para ajudar você a tomar a melhor decisão. Gosto pessoal, equilíbrio, sensações e combinações, confira agora como escolher as melhores cores para casa.

Analise seu gosto pessoal

Considerar o seu gosto pessoal é o primeiro passo para escolher as cores ideais para sua casa, afinal é você que vai morar lá. As cores podem ajudar a revelar seu estilo de vida e personalidade, além de fazer com que você se sinta bem em casa. Mas atenção: é preciso ter certeza se a parede é o melhor lugar para receber a cor. Uma parede grande com uma cor muito forte pode não causar a sensação pretendida e, inclusive, fazer você enjoar daquela tonalidade.

O ideal é equilibrar o tom das paredes com os móveis. Se você gosta de vermelho, por exemplo, opte por usar um tom mais neutro nas paredes, com móveis e objetos na cor desejada. Ao contrário — móveis neutros para paredes coloridas — também é válido. Portanto, considere o seu gosto pessoal, mas fique de olho no equilíbrio.

Entenda o efeito das cores para casa

Estudos já comprovaram que as cores influenciam nossas emoções e sensações, e isso é utilizado na área de marketing. Em restaurantes, os tons quentes predominam. Em locais relacionados à saúde, você encontra verdes e azuis. O fato é que, em casa, também é preciso considerar o efeito das cores para decidir.

As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, tendem a deixar as pessoas mais ativas. Podem ser uma excelente escolha para sala de jantar, cozinha e área gourmet, por exemplo. Já os tons frios, como azul, verde e violeta, remetem à calma, tranquilidade e descanso. Ótimos para quartos e sala de estar.

No entanto, nada disso é uma regra. Com um bom equilíbrio, é possível ter salas de estar mais coloridas e bastante aconchegantes, e áreas gourmet com cores frias e muito convidativas. De qualquer forma, saber o efeito de cada tom ajuda na sua decisão.

Combine com o estilo do imóvel

Você é do estilo moderno, mais próximo do minimalista? Ou do estilo clássico? Vintage, industrial, romântico. Quando for escolher as cores para casa, leve em conta que há muitos estilos de decoração. Para cada um, existe uma cartela mais adequada — e esse pode ser um excelente ponto de partida.

Por exemplo: pessoas modernas tendem a gostar de uma base neutra com alguns toques de cor. Assim, uma parede com um belo e chamativo papel de parede, ou uma tinta vibrante, pode se encaixar muito bem. Já as pessoas que optam pelo clássico, costumam não usar muitas cores e, nesse caso, uma cor clara e suave é a melhor escolha. Um último exemplo: decoração industrial tem tudo a ver com cinza, preto e tons terrosos.

Faça o teste de cor

É muito comum escolher uma determinada tonalidade na cartela e se decepcionar com ela ao vê-la na parede. Para evitar isso, antes de comprar uma lata de tinta, solicite uma amostra para fazer um teste no local a ser pintado. Para testar, pinte pelo menos um quadrado de 50 cm e dê duas demãos para conseguir visualizar bem como ficará depois de pronto. Fazer o teste de cor também ajuda a tomar a decisão entre um tom e outro.

Combine a cor da fachada com o estilo da casa

A cor da fachada é tão importante quanto as cores internas. Nesse casso, ela não deve combinar com o que há dentro de casa, mas sim com o estilo da fachada, portões, portas, janelas e muros. Costuma-se apostar em tons claros e neutros, mas nada impede que você ouse e escolha algo chamativo, se isto refletir melhor a sua personalidade.

Muitas fachadas têm elementos como madeiras, pedras e outros revestimentos. Lembre-se de combinar com esses acabamentos. Uma boa forma de simular como ficará a fachada é com um projeto 3D.

Considere a iluminação

Um ponto importante é a iluminação: ela pode modificar o tom das paredes. As luzes amarelas, ou quentes, geralmente esquentam e intensificam as cores, enquanto as lâmpadas brancas clareiam os tons. Então, ao escolher as cores para casa, considere o projeto de iluminação. Mesmo que as lâmpadas sejam acesas apenas à noite, tenha em mente o quanto o cômodo será usado com as luzes ligadas e as sensações que você deseja criar no local.

Utilize a tecnologia

Uma excelente forma de testar como a cor ficará na sua casa é usar a tecnologia a seu favor, com o simulador de cor no ambiente. É bem prático: você coloca a foto do cômodo e depois seleciona a cor desejada para ver como ficaria. Algumas marcas de tinta já oferecem essa ferramenta, inclusive como aplicativo para celular. Outra solução é usar o Colorjive, um site gratuito para fazer a simulação.

Use o círculo cromático para combinar cores

O círculo cromático é um mecanismo muito utilizado em artes, moda e arquitetura para identificar a melhor combinação. O mais básico é composto de 12 cores — primárias, secundárias e terciárias — dispostas de forma que ajudam você a entender quais são os tons complementares, análogos e outras combinações.

As cores complementares são as que estão opostas no círculo, como:

  • vermelho e verde-escuro;

  • azul-claro e laranja-escuro;

  • amarelo e violeta.

Na combinação análoga, você deve utilizar os tons que estão lado a lado, por exemplo:

  • vermelho, rosa e laranja;

  • azul-escuro, azul-claro e violeta;

  • amarelo, verde-claro e laranja-claro.

Outra combinação possível é no formato tríade, isto é, cores que formam um triângulo dentro do círculo cromático:

  • rosa, azul-claro e amarelo;

  • vermelho, verde e azul-escuro;

  • violeta, laranja e verde.

Existem, ainda, as combinações em retângulo, quadrado, análogo com complementar e outras. De qualquer forma, o círculo cromático é muito útil se você ficar em dúvida sobre os tons escolhidos para um ambiente.

Para escolher as melhores cores para casa é preciso levar em consideração o equilíbrio de tons, a combinação, seu gosto pessoal e as sensações que cada cor pode trazer para seu lar. Além disso, na hora de fazer a pintura, busque por profissionais qualificados que garantirão um bom serviço e um belo acabamento.

Ficou mais fácil decidir as cores para casa ideais? Continue aprendendo, agora com algumas dicas de decoração para deixar a sua sala mais moderna.

Escreva um comentário