Dicas de decoração de salas: como tornar o ambiente mais moderno?

A sala de estar é um dos cômodos mais usados da casa. Geralmente, é por ela que os visitantes entram e é nela que os moradores podem relaxar e socializar  duas atividades essenciais para a qualidade de vida. Por isso, é muito importante que a sala seja confortável, agradável e harmoniosa. Que tal dar uma repaginada nesse ambiente com alguns truques e dicas de decoração de sala?

Existem diversos segredos do design de interiores e da arquitetura que são fundamentais na hora de decidir sobre o estilo, móveis e cores a serem adotados na sua sala de estar. Confira agora quais são eles e como aplicar na sua casa!

Adote um estilo

A primeira dica serve não apenas para a sala, mas para planejar toda a sua casa: defina um estilo. Essa tarefa pode parecer um pouco complicada para quem não conhece muito bem todas as possibilidades. Por isso, a pesquisa é muito importante. Entre na internet e comece a procurar por fotos de salas decoradas que agradem você e selecione todas as que mais chamaram a sua atenção.

Depois de fazer uma boa pesquisa por imagens, é hora de rever o que você separou e tentar encontrar pontos em comum. Provavelmente, você perceberá algumas repetições, como sofás grandes e linhas retas, modelos tradicionais ou ainda estilos urbanos. Pode ser, também, que você descubra que prefere opções minimalistas ou decorações mais coloridas.

Para salas modernas, algumas características são essenciais, como móveis com linhas retas e poucos detalhes. Elas apresentam também uma combinação de texturas (madeira, pedra, aço), cores bem colocadas e objetos de destaques. De toda forma, nada impede que você faça uma mistura.

Inclusive, saber mesclar o novo com o tradicional, por exemplo, é uma proposta moderna. Fique atento apenas para não exagerar no número de estilos, pois isso pode sobrecarregar sua decoração. Ter essa definição facilitará a sua descrição de sala ideal para seu design de interiores ou arquitetos e na hora de fazer compras nas lojas especializadas.

Aposte nas poltronas

Além das poltronas serem belos itens de decoração, são muito confortáveis e modernas. Em vez de optar por um sofá enorme, escolha um modelo menor e uma ou duas poltronas para compor a sua sala de estar. Elas vão tornar seu ambiente mais interessante e atual. É bastante comum os profissionais sugerirem esse item.

Outro ponto positivo é que elas admitem muitas propostas. Como não será o principal e nem o maior móvel da sala, a poltrona pode contrastar estilos com charme. Ou seja, em uma opção moderna, ela pode ter linhas tradicionais ou clássicas para propor um efeito diferente no ambiente e, assim, deixar tudo mais bonito.

Outra dica de decoração de salas modernas é apostar em poltronas com linhas retas e minimalistas ou até algo totalmente fora do comum. Preze pelo conforto dessas peças, pois elas devem não apenas embelezar, mas também serem úteis e agradáveis para você e seus convidados. Cuidado para não exagerar no número: lugares demais para sentar podem dar a impressão de sala de espera  e isso não é agradável para sua casa.

Combine as cores

Lembre-se que você e sua família tende a ficar bastante tempo nesse espaço, então, as cores devem harmonizar para não causar desconforto visual. A regra geral, para não errar, é preferir bases neutras e claras e acrescentar as cores em objetos como tapetes, poltronas, luminárias e enfeites. Isso significa que seus móveis maiores, paredes e pisos devem ter tons sóbrios.

No entanto, em salas modernas, o colorido feito de maneira certa fará a diferença. Nesse caso, conhecer o círculo cromático é uma boa forma de combinar sem errar. Nele, existem 12 cores e três regras principais de combinação: cada cor tem uma complementar, duas análogas e duas complementares decompostas.

As cores complementares são contrastantes e, na decoração, você pode usá-las como os dois principais tons, mesclando com branco, bege e cinza. O mesmo vale para as complementares decompostas, mas, nesse caso, é interessante que você dose com cuidado cada uma delas. As análogas são tons sobre tons que também podem ser mesclados na com cores neutras ou sóbrias.

Decore com itens de valor emocional

Nada melhor do que entrar em um ambiente e sentir que ele conta uma história, não é mesmo? Você pode trazer esse sentimento para sua sala de estar, incluindo itens de valor emocional na decoração. Além da sensação de conforto, acrescentar esses elementos é uma tendência moderna utilizada por muitos arquitetos e design de interiores.

Utilize fotografias da família, obras de arte que você se identifica, presentes artesanais de alguém que gosta e até lembranças de lugares e viagens inesquecíveis. As flores ou plantas preferidas também ficam bem na decoração. Para que os objetos não fiquem parecendo deslocados, faça uma boa seleção do que combina com o ambiente ou crie um espaço especial para eles, como um nicho ou prateleira.

Prefira o truque do “menos é mais”

O “menos é mais” é uma das recomendações para quem deseja uma sala bonita e moderna. Então, mantenha no espaço somente os móveis e objetos que você realmente vai utilizar. Há poltronas demais? Retire! Eletrônicos que você não usa mais? Doe! Adornos decorativos fora de moda, sem valor emocional ou desgastados? Recicle ou descarte!

Quanto menor o número de elementos, mais leve ficará o ambiente, que abrirá espaço para novas possibilidades. Por exemplo: você pode perceber que a parede onde havia um quadro ficará ótima com um belo papel de parede. Ou que no lugar de uma poltrona sobrando, uma luminária com design interessante acrescenta muito mais ao espaço.

Apostar em móveis com linhas retas, eletrônicos modernos e minimalistas  poucas, mas imponentes peças  também são dicas de decoração de salas modernas. Escolha bem cada item, para que cada um deles cumpra a sua função, acrescente valor, beleza e conforto.

Para ter um cômodo moderno, é preciso escolher um estilo que se adapte à vida dos moradores do lar, e que seja atual, com tendências e possibilidades de mudanças. Optar pelas cores, móveis e objetos certos vai ajudar você e sua família a aproveitarem muito mais o ambiente.

Gostou dessas dicas de decoração de salas? Então, compartilhe este post nas redes sociais e mostre para seus amigos que a próxima sala de estar preferida deles será a sua!

Escreva um comentário