Incidência de luz solar: o que você precisa saber antes de comprar um imóvel – Blog da ECAP: abordagens exclusivas de morar com qualidade e bem-estar.

Realizar o sonho de ter um imóvel próprio é o desejo da maioria das pessoas. Ansiedade e euforia à parte, é preciso muita calma e, principalmente, atenção aos detalhes para ter a certeza de que está fazendo o investimento certo.

Embora muita gente não saiba, a maneira como o sol incide a luz sobre a casa ou apartamento pode influenciar diversas situações do dia a dia, especialmente na qualidade de vida. E é sobre esse assunto que vamos falar neste post.

Incidência de solar no imóvel

Como o nome já diz, trata dos aspectos relativos ao modo como os raios solares influenciam e interagem com a casa ou o apartamento. Esse é um aspecto bem relevante ao analisar um imóvel, porque isso afeta o valor do seu metro quadrado e também o dia a dia dos moradores.

Dependendo de como o sol incide, ele pode favorecer a entrada de luz natural e contribuir para redução do excesso de umidade nos móveis durante períodos chuvosos e garantir um maior conforto térmico.

Melhor posição do imóvel

Uma vez que sol nasce na direção Leste, os empreendimentos posicionados nessa direção ficarão mais expostos à incidência solar no período matutino, o que ajuda a deixar o imóvel mais arejado e fresco.

Atenção à vizinhança

No dia da visita, uma dica é observar a vizinhança e os entornos, principalmente, se as construções ao lado farão muita sombra no imóvel.

Avalie bem a planta do imóvel

Faça também uma análise criteriosa na planta. Busque conhecer a posição dos cômodos, o tamanho e o formato das janelas e os lugares que mais irão receber luz solar pela manhã e à tarde.

Muita gente ignora a incidência solar no imóvel. Mas, como vimos aqui, esse é um aspecto importante, pois pode impactar diretamente na rotina e na qualidade de vida dos moradores, bem como também no metro quadrado do imóvel.

E aí, o que das nossas dicas? Você estava considerando a incidência de luz solar no seu futuro imóvel? Seja como for, conte com a ECAP. Fale com a gente nas redes sociais ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3246-2721.

Escreva um comentário