Planejamento financeiro pessoal: é melhor alugar ou construir?

Quem é que nunca sonhou com a casa própria, com tudo que você sempre quis e proporcionando muitos bons momentos para sua família, não é mesmo? Esse é um desejo de muitas pessoas, mas para realizá-lo, é preciso de um eficiente planejamento financeiro pessoal e ponderar algumas questões.

Ao buscar um imóvel, é comum ficar em dúvida se é a hora correta para comprar ou construir, ou se seria melhor alugar um lugar para família. Nesse momento, surgem as preocupações em relação à construção e ao medo de desperdiçar dinheiro por viver de aluguel.

Então, para sanar todas essas dúvidas e entender qual a melhor escolha para você, continue a leitura deste post e descubra se é melhor alugar ou construir.

Como fazer um planejamento financeiro pessoal?

Mudar de residência demandará alguns gastos, e para tomar a decisão entre alugar ou construir com mais tranquilidade é preciso fazer um planejamento financeiro pessoal. Isso é importante para que você compreenda seu potencial de pagamento e possa traçar os próximos passos.

Para isso, é preciso saber exatamente como está gastando o seu dinheiro e como vão seus investimentos. O ideal é criar uma planilha no computador e identificar todos os seus custos financeiros, fixos ou não.

Alguns exemplos de custos que você deve anotar na sua planilha são: moradia, escola dos filhos, transporte, impostos, e também supermercado, restaurantes, passeios, saúde. Ao fazer isso, você terá uma noção de como está a sua situação financeira e saberá quanto dinheiro está sendo gasto com cada área da sua vida.

Feito isso, é hora de analisar se é preciso cortar algum gasto ou se há algo consumindo uma grande fatia da sua renda. Essa fase é importante para viabilizar a realização dos seus sonhos, já que economizar pode significar mais dinheiro para investir no futuro.

Agora chegou a hora de observar como estão seus investimentos em poupança, renda fixa ou outras aplicações e buscar saber se eles estão rendendo o esperado ou se é necessário fazer mudanças. Um assessor financeiro ou o gerente do seu banco poderá lhe orientar nessa etapa.

Por que construir um imóvel?

Você provavelmente já sonhou com a casa própria e como ela seria. Detalhes, decoração, espaços, número de cômodos, estilo do acabamento, enfim, tudo isso é possível ao construir um imóvel. Dentro do seu orçamento, você terá total autonomia para concretizar todos os seus sonhos.

Comprar uma casa é um dos investimentos mais seguros do mercado, principalmente se for o lugar onde residirá. É uma propriedade inteiramente sua e um bem que ninguém pode tirar de você. Imóveis tendem a valorizar e são boas moedas de troca em diversas situações de negócio.

A casa torna-se um patrimônio familiar, ficando para os filhos no futuro. Mesmo que seu plano não seja morar no local para sempre, ele poderá ser alugado para outras pessoas, o que gera uma nova fonte de renda para a família.

Prós de construir

A principal vantagem em construir está na personalização. Ao comprar um terreno, você poderá projetar a casa da forma como sonhou. Além disso, terá certeza da qualidade dos materiais utilizados e da qualidade construtiva, evitando futuros problemas com estrutura e infiltração, por exemplo.

Sua casa estará nova, talvez até com os móveis planejados e tudo da maneira como foi escolhido. O custo também tende a ser menor se seguir um planejamento bem definido.

Contras da construção

Por outro lado, construir um imóvel exigirá um pouco de paciência, já que você terá que lidar com todas as etapas de obra e isso pode ser um pouco trabalhoso. Problemas com mão de obra, atrasos na entrega de materiais e até o clima são fatores que podem tornar o processo um pouco extenuante e demorado.

Uma boa solução é escolher uma construtora para executar a obra. Assim, eles se preocuparão com a mão de obra e materiais, restando a você apenas a escolha de alguns detalhes, depois que seu projeto estiver aprovado. Outra questão a ser considerada é que você precisará de um lugar para morar até seu novo lar fique pronto. No entanto, com um bom planejamento financeiro, isso é possível e tranquilo de planejar.

Por que alugar um imóvel?

O aluguel é uma ótima opção para situações mais provisórias ou para quem não está buscando um investimento a longo prazo. Você não precisará fazer um aporte inicial de dinheiro e não tem obrigação com manutenções mais profundas do local. Provavelmente, será apenas necessário se preocupar em entregar o imóvel da forma como alugou.

Em alguns casos, morar de aluguel por mais tempo pode ser vantajoso dependendo do valor a ser financiado. Isso porque os juros do financiamento podem ser maiores que o rendimento que você teria se aplicasse o mesmo dinheiro em um fundo de investimento.

Vantagens de morar de aluguel

Quem mora em grandes cidades sabe quanto tempo é perdido no trânsito e deslocamento. Por outro lado, comprar um imóvel em áreas centrais costuma ser muito caro. Nesses casos, o aluguel torna-se uma alternativa, pois menos tempo no trânsito pode significar mais tempo em casa e qualidade de vida.

Outra vantagem de alugar é a flexibilidade, podendo mudar sempre que necessário. É uma boa alternativa para quem ainda está em fase de construção de capital e estruturação da vida familiar e profissional.

Desvantagens do aluguel

Como desvantagem do aluguel, há o fato de precisar pagar todos os meses por algo que não é seu. Ou seja, nenhum valor vai retornar no futuro, pois local não será seu patrimônio. Geralmente, é difícil conseguir fazer reformas e é preciso se acomodar no local como ele é. O preço tende a aumentar ao longo dos anos e você está sujeito a ter que sair, caso o imóvel mude de dono, por exemplo.

Como fazer a melhor escolha?

Como você viu, as duas situações diferem-se em alguns detalhes importantes, mas se você já estiver em uma etapa da vida em que sonha com a casa própria, então construir pode ser a melhor escolha. Ao final de todo o processo, você terá um patrimônio e um lugar capaz de lhe proporcionar muita qualidade de vida.

O aluguel é uma boa opção para famílias que estão começando e pessoas que não têm certeza se ficarão muitos anos na cidade. Já a construção é adequada para quem tem estabilidade profissional e não cogita mudar emprego ou município.

Tomar a decisão entre morar de aluguel ou investir em uma construção pode não ser tão simples. Mas com um planejamento financeiro pessoal e considerando os prós e contras de cada situação, a decisão ficará menos complicada. Analisar seu estilo de vida e ambições para o futuro são dois pontos importantes nesse processo.

Uma boa solução para construir com tranquilidade é optar por uma construtora. A ECAP Engenharia atua na incorporação imobiliária e empreendimentos. Seu foco são os imóveis de alto padrão, com qualidade e confiança no mercado imobiliário.

Entre em contato conosco e saiba como realizar o sonho de ter a casa que você e sua família merecem.

Escreva um comentário