Portabilidade de financiamento imobiliário: passo a passo para fazer a sua – Blog da ECAP: abordagens exclusivas de morar com qualidade e bem-estar.
Pauta Imobiliária

Portabilidade de financiamento imobiliário: passo a passo para fazer a sua

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você já tem um crédito imobiliário em curso, saiba que você pode solicitar a chamada portabilidade de crédito. Em outras palavras: pedir para mudar seu empréstimo para outra instituição financeira que ofereça juros menores do que os do seu financiamento. Porém, é preciso estar atento a determinadas condições para ver se realmente sai ganhando na troca.

Após avaliar os prós e contras você quer ainda fazer a sua portabilidade, é preciso levar em consideração alguns fatores. Para ajudar na sua conclusão, preparamos o passo a passo a seguir. Confira:

1) Saiba os dados do seu empréstimo

A primeira coisa que precisa saber são os principais dados do seu empréstimo. Verifique junto à instituição financeira quantas parcelas faltam e quanto ainda falta pagar. Além disso, consulte o contrato para saber o Custo Efetivo Total (CET) daquele empréstimo. Expresso em percentual, o CET é importante porque mostra realmente quanto você está pagando por aquele empréstimo.

2) Compare com os demais

Depois de avaliar o CET na instituição com o seu financiamento ativo, busque outras opções para verificar se elas oferecem condições mais vantajosas. Se o novo banco oferecer condições melhores, há duas possibilidades: pedir a portabilidade ou levar de volta as condições para o seu banco de origem e ver se ele pode cobrir a oferta.

3) Pontos de atenção

Não deixe de considerar na decisão os custos da mudança de banco, geralmente em torno de R$ 3 mil a R$ 3,5 mil. Isso porque a nova instituição financeira pode te cobrar uma taxa para a abertura de crédito ou de elaboração de cadastro. Além disso, há os custos de avaliação daquele imóvel, para verificar se ele está em boas condições, uma vez que ele é a garantia do crédito. A regra diz que a unidade precisa ser avaliada pelo banco que vai conceder o financiamento antes de fechar o negócio.

E aí, gostou das dicas? Tem alguma que queira compartilhar com a gente? Acesse o nosso site, redes sociais ou entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3246-2721.

Escreva um comentário